sábado, 10 de julho de 2010

Tricologia

Os cuidados com os cabelos são uma preocupação constante para o homem e a mulher modernos. Desde os tempos mais remotos, a forma e a aparência dos cabelos indicavam se a pessoa era um guerreiro, um sacerdote, um rei ou um escravo. Hoje os cabelos podem indicar diversas características como um estilo clássico ou radical, o estado de saúde, o nível de cuidados pessoais e a auto-estima de cada um, além das aspirações individuais de elegância, liberdade e outros aspectos importantes.
Além de seu efeito decorativo, o cabelo tem a função de proteger a cabeça, que é uma das partes mais importantes do nosso corpo. O cabelo funciona como um isolante térmico, ou seja, contribui para a manutenção da temperatura da cabeça, além de protegê-la das radiações solares no couro cabeludo e das agressões do meio externo.
A haste do cabelo é a parte do fio que emerge do couro cabeludo. Podemos dividir o cabelo em três partes: cutículacórtex e medula.









  • Cutícula


Camada externa do fio de cabelo que se divide de 0 a 12 camadas que, sobrepostas, protegem a estrutura. Por ser transparente nos permite ver a cor do fio do cabelo. A cutícula sofre agressões externas (solchuvapoluição etc.) por ação mecânica (escovar, pentear etc.) e transformações químicas (relaxamento, permanente, colorações, reflexos etc.) As cutículas são parcialmente sobrepostas sobre si, podendo formar de cinco a dez camadas de placas. Essas placas, por sua vez, oferecem excelente proteção ao córtex.





  • Córtex


Região intermediária onde transformamos, de todas as formas, a estrutura do cabelo. Nesta região encontramos as seguintes ligações químicas:
ligação salina: no simples ato de molhar o cabelo a sua extensão é aumentada.
ligação de hidrogênio: a deformação acontece quando transformamos temporariamente o cabelo.
ligação de enxofre (também conhecido como Ponte de Dissulfeto): só é rompida através de ação química ou física (aquecimento) e sua transformação é permanente.
    Representa o coração do fio capilar. O grau de resistência, elasticidade e a cor do pêlo dependem de sua estrutura. O diâmetro do córtex é determinado em função do número de células presentes no bulbo que podem se multiplicar. A fibra do pêlo possui de 2 a 3 tipos de células do córtex. Esses tipos de células são:
    ORTHO CÓRTEX: tem baixa quantidade da substância enxofre(menos que 3%).
    PARA CÓRTEX: tem uma alta quantidadeda substância enxofre(cerca de 5%).
    MESO CÓRTEX: possui grande quantidade do aminoácido cistina.

    • Medula


    É a parte central do fio. Há fios de cabelos que não possuem medula, não modificando em nada sua estrutura. O canal da medula pode estar vazio ou preenchido com queratina esponjosa. Ainda não foi determinada a função desta região. Contudo estudos recentes apontam as pesquisas para uma associação da medula com o primeiro instante da fase de germinação do fio onde a medula serviria como um "direcionador" do novo fio em direção ao poro.


    Tipos de Curvaturas


    > LISOS -LISÓTRICOS


     > ONDULADOS - ULÓTRICOS


     > CRESPOS – SINÓTRICOS




    Danos aos fios

    O cabelo que passa por químicas, calor excessivo, tração, entre outros,  pode sofrer varios danos em suas estruturas que podem  comprometer a sua saúde.

    • Tratamentos químicos 

     Tinturas, descolorações e alisamentos comprometem a resistência, a maciez e o brilho dos fios. Os processos de coloração são extremamente agressivos: quebram as pontes de cisteína, o aminoácido que dá resistência ao fio. Já a descoloração extrai o pigmento do cabelo e retira sua cutícula de proteção, o que o deixa mais frágil; 


    • Tração de escova, apliques e megahair 

    A tração exagerada de penteados e o uso constante de elásticos e presilhas comprometem a resistência do fio de cabelo. "Em casos extremos, eles podem levar ao rompimento do músculo que sustenta o bulbo capilar (estrutura que abriga os fios), causando uma calvície irreversível"


    • Chapinhas e secadores 

    O uso de fontes de calor como secador, chapinha e baby liss remove a camada de proteção natural do fio de cabelo, tornando-o suscetível à quebra. A ação do calor faz ainda a água evaporar. Ressecado, o fio torna-se poroso e sem brilho.





    Algumas Fontes:


    GOMES, Ávaro Luiz. O uso da tecnologia cosmética no trabalho do profissional cabeleireiro. São Paulo: Senac, 1999.

    VALENÇA, Máslova Teixeira; RACY, Ana Beatriz Fares; KRITZ, Sonia. Salão de beleza: O profissional é você. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2005.
    BUCHAILLA, Ana Paula. É lisinho, mas dá um trabalho.... Disponível em: <http://veja.abril.com.br/041109/lisinho-mas-da-trabalho-p-124.shtml>.Acesso em: 10 de julho de 2010.
    MACIEL, Nei. A quem cabe a normalização do couro cabeludo?. Disponível em: <http://belezain.inter7.com.br/modulo_inteiro.php?cod=59> Acesso em: 10 de julho de 2010.

    WIKIPÉDIA enciclopédia livre. Cabelo. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Cabelo> Acesso em: 10 de julho de 2010.


    2 comentários:

    Anônimo disse...

    I somehow have the ability to imagine the effects in stunning detail.
    Under each test, every employee has varying degrees of privacy protection and the
    employer has differing duties. is one of the best products on the market at the moment.


    Feel free to visit my blog post: home drug test

    Anônimo disse...

    Perineoplasty (or Perineorrhaphy) has an objective of making this area
    look normal by cutting out excess skin and flaccid skin tags.
    There are alternatives to having a skin tag froze, burned or cut off.

    Click OK and wait a second or two for the
    effect to be applied.

    Stop by my blog: treating skin tags ()

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    News Google