quarta-feira, 25 de agosto de 2010

CROMOTERAPIA para tratamentos físicos e emocionais





Definição:

A cromoterapia constitui-se basicamente numa ferramenta para harmonizar ou curar diversos distúrbios orgânicos e emocionais através da utilização das cores.

Origem: 

O Culto ao Sol é a mais antiga manifestação da sanidade vivida pelos povos antigos. Para eles a luz e suas cores curavam! Os egípcios, romanos, gregos, hindus e chineses conheciam igualmente o efeito das cores e tinham na Luz uma representação do Divino. Sabiamente colocavam seus enfermos à luz do sol, em horários específicos, para se deleitarem do extra-terreno e com isso reestabelecerem a saúde.

No Egito, os papiros contam que o deus Thot era o mestre das cores, e que ele as utilizava com a finalidade de curar e de despertar as faculdades espirituais. A cor amarela de Ísis estimulava o mental, enquanto que o vermelho de Osíris aumentava a força vital. Já a China usava as cores no diagnóstico de perturbações da saúde e na dietética. Os romanos e gregos utilizavam muito a Helioterapia (método que utiliza os raios solares em determinados horários), assim como os Índios da América que utilizam as cores e sua relação com o dia de nascimento. A tradição Hindu foi a que mais contribui para a Cromoterapia. Para eles, a cor é ao mesmo tempo objetiva e subjetiva. Tem a capacidade de influenciar o corpo físico e, ao mesmo tempo, o corpo sutil. Esse corpo de energia sutil foi posto em evidência, cientificamente, pelo pesquisador russo Kirlian, que consegui cristalizá-lo sobre a fotografia (Foto Kirlian).
Efeitos Fisiológicos das Freqüências Eletromagnéticas

Não é obscuro atualmente, aos olhos do cientificismo, que a luz solar desempenha na fisiologia do corpo humano papeis fundamentais para a manutenção e preservação da saúde. Vide o exemplo da vitamina D, importe para a fixação do cálcio presente em toda estrutura celular, principalmente no sistema ósseo. Também ocorrem desordens nervosas e deficiência no sistema imunológico do organismo pela falta da exposição à luz solar.

A pele pode ser estimulada por pressão, temperatura, corrente elétrica, vibração entre outros meios. O Dr. Niel Fisen, fundador da phototerapia, foi premiado com o Prêmio Nobel de Medicina em 1903 por suas pesquisas sobre a influência da luz e da cor no tratamento de doenças.

Antes de Fisen, Newton no séc XVII, desmontrou que ao passar um feixe de luz branca por um prisma de quartzo, advém dele sete frequências monocromáticas que reconhecemos como Vermelho, Laranja, Amarelo, Verde, Turquesa (azul celeste), Azul Índigo e Violeta.

O Efeito Fotoelétrico estudado por Heinrich Hertz em 1886 demonstrou que a luz pode alterar a composição elétrica de qualquer substancia material. Assim a luz, independente da cor que esteja emitindo, afeta de modo positivo na estrutura de nossas células. Por quê? Porque os tecidos biológicos, em sua natureza salinada e hidratada, dependem da atividade elétrica para sua própria existência. Em outras palavras: a luz interage com a matéria e assim a energia da luz é transferida aos elétrons contidos na matéria.

Einstein propôs através de sua Teoria Corpuscular da Luz, que a mesma é composta por unidades chamadas fótons, onde esta tem uma natureza dual, ora partícula (matéria), ora onda (energia). Ou seja, somado e corroborado pelos atuais estudos da Física Quântica, temos aqui a comprovação científica para a afirmação do que os hindus já diziam antigamente. Isto é, a luz pode afetar nosso corpo físico e nosso corpo energético simultaneamente.

A Teoria dos Biofótons desenvolvida Dr. Fritz-Albert Popp, físico, é um estudo sobre a biologia da luz. Ele descobriu e demonstrou cientificamente que todas as células de um organismo vivo são luminosas, se comunicam entre si e respondem à irradiação de luz e suas freqüências. Para ele as células reagem entre si e a qualquer interferência luminosa externa, alterando sua freqüência vibratória.

Quando as luzes coloridas entram em contato com a pele, suas informações são transmitidas ao cérebro que administra o sistema endócrino. De acordo com o princípio da ressonância a menor oscilação iniciará o maior efeito (como no caso de jogar uma pedra no rio, onde aquela causará uma seqüência de ondas que se propagam). A terapia das cores procura utilizar esse efeito. A excitação é um processo físico no qual os impulsos elétricos são enviados ao longo dos caminhos nervosos (através de íons de sódio) à área da hipófise e do hipotálamo, que controlam e regulam as funções vitais. Com a ajuda dos biofótons e elétrons, o impulso então difunde, via estrutura atômica das células, à área do órgão em questão, onde a reação endócrina se manifesta. Portanto, os impulsos energéticos das cores são capazes de corrigir irregularidades celulares, desta forma corrigindo perturbações funcionais.


Estudos:


Parte3 - http://www.youtube.com/watch?v=tk_VinDk0Hc&feature=related


VERMELHO 

A luz vermelha é a de maior comprimento de onda (7600 Å), é a que penetra menos nos tecidos produz mais calor.

Desta forma há a estimulação da circulação, vasodilatação e aumento da freqüência cardíaca, o que resulta em maior aporte sangüíneo, maior aporte de nutrientes de células de defesa, acelerando o combate às infecções e a recuperação dos tecidos lesados. Acelera também remoção de detritos, toxinas e células mortas. Estimula, ainda as terminações nervosas e aumenta a sensibilidade.
A luz vermelha é indicada na insuficiência cardíaca e aporte insuficiente de sangue, feridas não supuradas, inflamações, tosse crônica, asma, laringites, anemias, paralisias e doenças musculares atróficas. 
Vermelho anima a pessoa falar, agita, traz alegria, estimula o preguiçoso, traz amor ardente.
Contra indicações – febre, hipertensão e neurite. 

LARANJA

Não se distingue nitidamente das cores que a formam (vermelho e amarelo), sendo a diferença entre elas apenas de intensidade. Sua função básica é auxiliar o órgão ou célula a selecionar o que lhe é benéfico e eliminar o que lhe é inútil ou nocivo. È propicia para a digestão e metabolismo alimentar, função renal, cálculos renais e biliares.
È indicada para todos os tipos de esclerose, anemia, asma, bronquite, como antiespamódico, aumenta a pulsação sem aumentar a pressão, aumenta o apetite, estimula a digestão, aumenta fertilidade e fecundidade.

Contra indicações – febre, hipertensão e neurite. Estimula ambição, traz força, alegria para trabalhar e calor humano. 



AMARELO 

Tem a metade da força estimulante do vermelho e metade da capacidade reparadora do verde. É quente, mas não tanto quanto o vermelho. È vasodilatadora e estimula a atividade celular, facilitando a regeneração de tecidos desvitalizados. È utilizada para promover a cura e a cicatrização de lesões diversas especialmente em órgão e tecidos sensíveis, onde o vermelho poderia ser prejudicial.
É indicada nas deficiências do estomago, fígado, pâncreas e vesícula biliar, ativa a digestão, fortifica o sistema endócrino e agudiza processos crônicos.
É um estimulante geral.
Contra indicações – febre, hipertensão, inflamação aguda e diarréia 


VERDE 

Ocupa exatamente o centro do espectro eqüidistante dos dois pólos, vermelho e violeta. Todas as suas características físicas o colocam como a cor mais semelhante ao branco. É usado em ferimentos, inflamações e processos degenerativos. Impulsiona a atividade celular favorecendo a cicatrização, sem excitar como o vermelho. Acelera o processo de cura estimulando a proliferação celular e substituição dos tecidos degenerados. Por ter comprimento de onda intermediário (5200 Å), penetra mais nos tecidos que o vermelho e reduz a reação inflamatória nos órgãos.
A luz verde é indicada nas tosses, tumores, inflamações articulares, cistos, dilatações brônquicas e doenças oculares.

Contra indicações – hipertensão, paralisia, contrações musculares e reumatismo. 

AZUL 

Luz fria, com efeito relaxante e analgésico. Aumenta o metabolismo, tem efeito descongestionante e promove o crescimento. Tem propriedade anti-séptica e promove a contração de artérias e veias.
Indicada nas supurações, febre, congestão, dor, hipertensão, taquicardia, hemorragia, lesões de ligamentos e regula a contração muscular.
Esta luz favorece quietude e reserva, estimula a eliminação de toxinas, ativa a glândula pineal. 

Contra indicações – hipotensão, paralisia e contrações musculares.

ÍNDIGO 

É uma luz elétrica, fria e adstringente, controla todos os sentidos, induz a produção de fagócitos, é depressor respiratório, tônico muscular e anestésico.
É indicada nas alterações dos órgãos do sentido, nas alterações neurológicas com convulsões, hemorragias e patologias de garganta.

Contra indicações – hipotensão, paralisia e contrações musculares. Traz calma, tranqüilidade e introspecção.



VIOLETA 

é a cor da mente, agindo sobre o subconsciente, traz força mental, espiritual e conscientiza.
Ocupa o extremo frio do espectro de cores, é a luz visível de menor comprimento de onda (4000 Å) e, portanto, a mais penetrante, podendo atingir estruturas orgânicas em maior profundidade que as outras cores. Estimula a circulação periférica e o sistema imunológico, tem efeito bactericida e elimina toxinas e detritos resultantes da infecção.
É indicada no controle de infecções, na cicatrização de feridas e no alívio da dor. Estimula o sistema linfático, a produção óssea e a regeneração dos tecidos. 
É a cor da mente, agindo sobre o subconsciente, traz força mental, espiritual e conscientiza.

Contra indicações – hipotensão, paralisia e contrações musculares.



Atualmente 

A cromoterapia consta da relação das principais terapias alternativas ou complementares reconhecidas pela OMS desde 1976, de acordo com a Conferência Internacional de Atendimentos Primários em Saúde de 1962, em Alma-Ata, no Cazaquistão.
Não é reconhecida pela comunidade científica. Entretanto já existem alguns estudos sérios apontando a influência das cores na saúde humana, nomeadamente na área de biomidiologia. Um deles foi desenvolvido pelo Prof. Flávio Mario de Alcântara Calazans, baseado no episódio exibido em 1997 do Desenho Pókemon, em que uma alternância luminosa de cores de espectro oposto no círculo cromático na face de um dos personagens (Pikachu) causou episódios coletivos de epilepsia em crianças japonesas. As cores foram o azul, reconhecido por relaxar o ritmo cardíaco, e o vermelho, cor quente e estimulante.

Parodiado nos Simpsons;
http://www.youtube.com/watch?v=f88v2jbr3lo 

Ainda, de acordo com o professor:

"1) Vermelho-610 a 760 nanômetros, ondas longas, de grande intensidade, tempo fisiológico de percepção = 0,02 de segundo; acelera o batimento cardíaco, eleva a pressão sanguínea, provoca tensão e agressividade. 2) Branco-sobreposição de todos os comprimentos de onda, sobrecarrega o nervo óptico e o córtex visual primário e secundário (na parte posterior do crânio, acima da vértebra Atlas, sob o osso occipital) saturando e cansando em curto intervalo de tempo e provocando ofuscamento e fadiga-stress. 3) Azul-450 a 500 nanômetros, ondas curtas de intensidade fraca, tempo fisiológico de percepção = 0,06 de segundo; equilibra o ritmo cardíaco, reduz a pressão sistólica, relaxa e acalma. "
Por este episódio, fica relatado o efeito maléfico das variações luminosas intermitentes, numa doença conhecida como Epilepsia Sensitiva Cromática. Entretanto, estudos de duplo-cego refutando ou confirmando os efeitos benéficos da cromoterapia na saúde humana ainda são ausentes na Ciência médica. O efeito da cromoterapia segue sendo uma hipótese não falseável.


As formas de utilização são as mais diversas: 

· aplicação direta de luzes em pessoas, animais ou ambientes
· raios solares
· vestimentas
· alimentos
· produtos
· projeção mental
· bastões de cromoterapia
· etc.




Algumas referências;

Cromoterapia. Disponível em: http://www.figueiraconsultores.com/cromoterapia.htm. Acesso em: 24 de agosto de 2010.
STEILEIN, Neil. Terapia Natural Cromoterapia. Disponível em: http://neilsteilein.blogspot.com/2008/05/prtica-natural-cromoterapia.html. Acesso em: 24 de agosto de 2010.
PEREIRA, Daionety A.. Disponível em: http://www.anclivepa-sp.org.br/rev-34-05.htm. Acesso em: 24 de agosto de 2010.
Cromoterapia. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cromoterapia. Acesso em: 24 de agosto de 2010.

Um comentário:

Anônimo disse...

Kathi Esses is surely an businessperson who seeks away forcefully characterized, specially centered topics to examine.[url=http://www.designelementsco.com]fake oakleys[/url] To buy the in different types Swiss Replica Omega Watches , individuals need to be aware about few factors.
In 2004, Oakley developed a brand of sunglasses that had a built-in digital audio player.
Then, when I qualified for the 1996 Olympics in Atlanta, the schedule clashed with my final exams.


Mission: impossible team led by Tom Cruise character, Ethan Hawke, be made available to the public and when Oakleys.People of all ages are found wearing this brand of shirts in different countries.[url=http://www.capitolcms.com]fake oakleys[/url] You can choose the shape and color of the lens, and you can even add a prescription lens.
So even if you're trying to save money, do not take the protection away from your eyes, but rather realize the benefits of investing in some quality pair of sunglasses.
If you are going out onto the sea it is very important that you check the tide times.


Brazen and ostentatious it might be, but there no arguing that bling-bling has produced its mark in the planet of style accessories.No matter whether your adopted is fake Ray Ban aviators or wraparounds, you will find anniversary achievable style and design.We both share a commitment to supporting locally owned businesses, as well as a desire to offer a unique customer experience.[url=http://www.themikeschrullteam.com]cheap oakleys[/url] The actual first is individual assist you pick out Dressmaker Eyewear which are usually dedicated in show snazzy gradations with your foakley option traders.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

News Google