segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

HOLI(Índia) - Volta ao mundo -

Primeira postagem de uma coleção para fazer eu e você viajar em frente do computador, em cada cantinho do mundo há culturas diferentes que embelezam, relaxam as pessoas e ainda transbordam sua essência para vários lugares do mundo inspirando o mercado da beleza e relaxamento.

Hoje falarei sobre uma festa repleta de cor, alegria e bons fluxos vinda da índia.

Holi


A Índia é uma terra vasta e diversificada, com pessoas de diferentes castas, credo e religião que residem dentro de seus limites. O país está dividido em várias regiões, que são culturalmente distintos entre si em muitos aspectos. Estas regiões geográficas são conhecidos como estados e territórios da união. Além de observar os feriados nacionais, as regiões têm as suas próprias feiras e festivais que são comemorados com grande zelo. A Festa da Primavera de Holi é comemorado em todo o norte do país, com grande fanfarra. (WIKIPÉDIA)


O Holi é um festival celebrado todos os anos entre fevereiro e março, que comemora a chegada da Primavera onde ricos e pobres, seja qual for a religião, se tornam um só: o povo indiano. Neste dia, as pessoas atiram tintas das mais diversas cores umas às outras, com muita bebida, comida e música. Essa brincadeira começa quando crianças atiram as tintas aos pais e irmãos sendo que, no final, todos estão completamente pintados. (ILOVEINDIA)
Já imaginou um lugar em que todas as diferenças desaparecessem sob cores e fumaças cor-de-rosa? Num dia do ano isso é possível. Na comemoração da chegada da primavera, a Índia apaga raça, credo e status com tons de azul, laranja e dourado.(OBVIOU)
Os historiadores contam que o Holi antecende a muitos séculos e são muitas as lendas que explicam o seu aparecimento, em geral remetendo ao temível Rei Hiranyakashyap. Muito vaidoso, ele queria que todos no seu reino o venerassem, mas foi justamente o seu filho Prahlad quem resolveu adorar uma entidade diferente, chamada Lord Naarayana. Hiaranyakashyap combinou com a sua terrível irmã Holika, que tinha o poder de não se queimar, que ela entraria numa fogueira com Prahlad em seus braços para matá-lo. Mas Holika deu-se mal porque ela não sabia que o seu poder de enfrentar o fogo seria anulado quando ela entrasse na fogueira acompanhada de outra pessoa. Lord Naarayana reconheceu-a bondade e devoção de Prahlad e salvou-o. O festival, portanto, celebra a vitória do bem contra o mal e o triunfo da devoção.A tradição da queima Holika ou o "Holika Dahan" vem principalmente a partir desta lenda.. Holi celebra também a lenda de Radha e Krishna, que descreve o extremo prazer que Krishna teve na aplicação de cor sobre Radha e Gopis. Esta brincadeira de Krishna , tornou-se uma tendência e uma parte das festividades do Holi.(WIKIPÉDIA)
Além de uma ocasião religiosa, Holi marca o início do ano novo no calendário Hindu e milhões de indianos se reúnem e pintam casas, ruas e pessoas, escondendo as tristezas sob guerras de cores. Por todo um dia, a regra é brincar, atirar pós e tintas coloridos e esquecer a hierarquia de castas.
Os preparativos para o festival começam alguns dias antes, quando a população começa a juntar madeira para acender a fogueira na noite em que acontece Holi. Uma boneca de Holika é queimada nela; uma maneira de refazer a história que inspira o festival. No sul da Índia, as celebrações são mais religiosas, enquanto no norte, mais exuberantes.(OBVIOU)
O significado social do Holi é visto sob a forma da mensagem de unidade e fraternidade, que ele oferece. Conforme o costume e tradição, as pessoas pagam visitas aos seus amigos e parentes, para dar-lhes desejos, bem como para fortalecer os laços. O festival faz a nação ficar unida, pois não é apenas comemorado pelos hindus, mas também pelos sikhs, cristãos, jainistas também. O festival é único, pois não discrimina qualquer seção da sociedade e trata todos igualmente.(ILOVEINDIA)


Significado biológico

Além da importância cultural e social do festival, Holi afeta consideravelmente o sistema biológico do nosso corpo.O tempo, no qual Holi é comemorada, é muito importante no que diz respeito ao nosso corpo. - Durante o festival, a temporada está passando por uma mudança de inverno para o verão. É o período quando as pessoas sentem apático e sonolento. Holi lhes proporciona a oportunidade de desgastar sua preguiça, por divertir-se completamente.
As apresentações de dança e da música tocada durante o festival de rejuvenescer a mente e alma. A cor, especialmente Abeer, penetra no corpo e fortalece os íons, melhorando a saúde e beleza. Durante a tradição de Holika Dahan, os rodeios em torno dele o fogo. Este ritual mata as bactérias do corpo e torna-o limpo. Durante o Holi, as pessoas limpam suas casas e remover a desordem, assegurando um fluxo de energia positiva. Portanto, pode-se dizer que, além de rejuvenescer os laços sociais, Holi é uma oportunidade maravilhosa para soltar toda a tensão e de estresse-mente.

























WIKIPÉDIA, Holi. Disponivel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Holi_-_Festival_das_cores> Acesso em: 13 de dez. de 2010.
ILOVEINDIA, Holi.Disponivel em:< http://festivals.iloveindia.com/holi/regional-celebrations/index.html> Acesso em: 13 de dez. de 2010.
OBVIOUS, Holi. Disponivel em:<http://obviousmag.org/archives/2010/06/festival_holi_-_as_cores_deslumbrantes_da_india.html> Acesso em: 13 de dez. de 2010.

Um comentário:

Bruno Maiello disse...

vC SABE ME DIZER COMO SE FAZ ESTE PÓ COLORIDO? DE QUE ELE É FEITO?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

News Google