quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Envelhecimento Cutâneo



Definição do Envelhecimento

“O envelhecimento nada mais é que uma série de transformações que ocorrem no organismo em decorrência do tempo vivido. Mas não menos importante que o t
empo é o modo como foi vivido” (REBELLO, 2005, p.131).

O envelhecimento pode ser diferenciado em envelhecimento biológico que se trata das alterações da pele que ocorrem apenas como conseqüência do passar do tempo e o
envelhecimento da pele, devido à exposição aos raios solares(envelhecimento extrínseco). (OBAGI, 2004).

De acordo com os aspectos clínicos, no envelhecimento intrínseco(envelhecimento biológico) a pele apresenta-se fina, seca e flácida, com linhas de expressão, enquanto no envelhecimento pelos danos solares a pele é seca e espessa, com rugas profundas, telangiectasias e outras múltiplas lesões benignas, pré-
malignas e malignas. Histologicamente, no envelhecimento biológico, a derme apresenta-se mais fina com o passar do tempo, já a epiderme diminui somente 20% em sua espessura durante toda a vida, mas suas camadas inferiores se tornam menos ondulosas devido ao desaparecimento da rete ridfes, assim, se achata e apresenta uma junção dermoepidérmica (OBAGI, 2004).
As células de Langerhans e os melanócitos encontradas na epiderme, durante o processo de envelhecimento, tem uma diminuição em seus números e suas atividades. Co
m isso, o organismo fica menos protegido da radiação ultravioleta e mais suscetível ao aparecimento de eventuais células cancerígenas, ocorrendo alterações de pigmentação, verrugas e queratoses actínicas.(SCOTTI;VELASCO, 2003).

As fibras elásticas diminuem, fragmentam-se e tem um aumento de defeitos estruturais, que causam flacidez e diminuição da elasticidade. A pele danificada pelo sol, por outro lado, tem um produção excessiva de material elástico que sofre uma desorganização na malha fibrosa e, clinicamente, tem uma aparência espessa, inelástica e com aspecto semelhante ao couro, as rugas proeminentes são causadas por mudanças nas fibras elásticas, no colágeno e, possivelmente, nos glicosaminoglicanos. O colágeno em peles envelhecidas biologicamente, em determinadas áreas diminui e se torna menos denso e firme, tem sido proposto que a estrutura tridimensional do colágeno pode se distorcer com o estresse mecânico através dos anos, podendo contribuir
com a flacidez da pele envelhecida. Os homens têm uma derme mais espessa do que as mulheres e isso talvez explique por que a pele facial da mulher parece mostrar maiores sinais de deterioração com a idade(OBAGI, 2004).
Um estudo sobre as a classificação das macromoléculas de colágeno e de
elastina ao logo dos anos mostra:
O tipo 0: Corresponde a um aspecto histológico observado na pele jovem e sadia.
O tipo I: Mostra uma rarefação das fibras elásticas oxitalânicas separadas por espaços largos em que algumas perdem a sua ancoragem com a membrana basal.
O tipo II: O desaparecimento das fibras oxitalânicas é quase completo, deixando uma faixa clara subepidérmica, atravessada por alguns feixes desorganizados de fibras colágenas.
O tipo II: Corresponde a uma acentuação do tipo II. A faixa clara subepidérmica é mais proeminente ou menos espessa que a epiderme.(KEDE; SABATOVICH, 2004).
Na pele envelhecida há uma diminuição da função dos fibroblastoque causam toda uma desorganização da matriz extracelular, comprometendo a síntese e a atividade de proteínas importantes, que garantem elasticidade e resistência à pele, como a elasticidade e o colágeno. (SCOTTI;VELASCO, 2003)
A geração continua de espécies reativas de oxigênio formada durante o metabolismo celular, também contribuem para o envelhecimento cutâneo. Apesar do sistema complexo de defesa antioxidante as espécies reativas de oxigênio danificam vários componentes celulares, inclusive as membranas, as enzimas e o DNA, além de interferirem nas ações entre as proteínas.
Os telômeros, ou partes terminais dos cromossomos eucarióticos, estão associados ao envelhecimento biológico devido a diminuição do tamanho dos telômeros nas divisões celulares o que diminui até em 30% de seu comprimento durante a vida adulta. Os telômeros curtos geram sinais para interrupção do ciclo celular ou a apoptpse, dependendo do tipo de célula, contribuindo para a redução da quantidade de células com o envelhecimento.(GILCHREST; KRUTMANN 2007).
Outros fatores que pode interferir na qualidade da pele envelhecida, além do sol podemos citar o fumo; onde a nicotina tem efeito vasoconstritor, que leva a diminuição da oxigenação da pele, as agressões do meio ambiente; o vento, calor, o frio e a poluição do dia a dia causam danos a pele, os fatores nutricionais; má alimentação com carência de vitaminas e oligoelementos e outros, podem interferir na saúde da pele.(PEYREFITTE; MARTINI; CHIVOT, 1998)

Rugas

Os fatores que afetam as estruturas faciais e contribuem para a formação das rugas são as alterações dos músculos da expressão, a perda de gordura subcutânea, a força gravitacional e as reduções dos ossos e das cartilagens faciais. As linhas de expressão são causadas pela tração
repetitiva exercida pelos músculos faciais que, por fim, provocam a formação de sulcos profundos na fronte e entre os supercílios, ao redor das órbitas e nas pregas nasolabiais. Histologicamente, faixas espessas de tecido conjuntivo hipodérmico que contêm células musculares são encontradas sob a ruga. Além disso, algumas evidências sugerem que, com o envelhecimento, ocorram alterações nas estruturas musculoaponeuróticas que acentuam a flacidez e provocam rugas de expressão, como as das pregas nasolabiais. Na verdade assim como outros músculos estriados, os músculos faciais mostram acúmulo do “pigmento senescente” lipofuscina, um marcador de lesão celular, essa deterioração muscular com a idade, agravada pela redução do controle neuromuscular, contribui para a formação das rugas.(GILCHREST; KRUTMANN, 2007, pg17).
Segundo Tsuji e col., as rugas são divididas em superficiais e profundas (permanentes). Onde as rugas superficiais são aquelas que desaparecem quando estiramos a pele e as rugas profundas e permanentes (incluindo os sulcos) são aquelas que não aparecem quando estiramos a pele. (KEDE; SABATOVICH, 2004).
Lapiere e Pirard classificam as rugas conforme seu grau:
Grau I – rugas de expressão, formadas pela contração dos músculos faciais de
expressão, sem alteração dos músculos faciais de expressão, sem alteração dermoepidérmica.
Grau II – rugas finas ou ondulações, com alteração dermoepidérmica. Deve-se ao adelgaçamento da epiderme e derme superior, configurando um tipo de tecido parecido com papel de cigarro que se dobra com facilidade.
Grau III – dobras, pregas ou rugas gravitacionais, com alteração dermoepidérmica e do subcutâneo. Deve-se à queda da pele e dos músculos adjacentes, causada pela força da gravidade. (KEDE; SABATOVICH, 2004).
Com o objetivo de ordenar as modificações que ocorrem nas faixas etárias que variam de 25 a 80 anos, a face foi dividida em nove regiões:
Região Frontal: Entre 25 a 28 anos de idade surgem as primeiras rugas frontais. Aos 40 anos, estas rugas se aprofundam horizontalmente. Após esta idade, as rugas frontais aumentam não só na profundidade como também em número, principalmente no centro desta região.
Região Frontoglabelar: As rugas verticais nesta área aparecem entre 30 e 40 anos pela contração dos músculos corrugadores dos supercílios e uma parte pelo músculo depressor dos supercílios. As horizontais surgem mais tardiamente a partir dos 50 anos ao nível da raiz da pirâmide nasal, pela ação do músculo procerus e parte dos músculos depressores dos supercílios.Região Orbitária: Essa região é formada pelo complexo orbito-óculo-papebral, e a partir dos 30 anos já
se observam mudanças relacionadas ao envelhecimento.A atrofia subcutânea e muscular altera a fenda palpebral, salientando as gorduras intra-orbitárias, como uma pseudo-herniação através das estruturas relaxadas, exteriorizando-se sob a forma de bolsas gordurosas, a partir dos 40 anos. As rugas finas palpebrais, ao redor do complexo óculo-órbito-palpebral, surgem em torno dos 28 anos e dependem da espessura da pele, hábitos sociais e geográficos. São devido à ação dos músculos orbiculares das pálpebras.A queda das porções látero-externas das pálpebras leva à diminuição da fenda palpebral.A ptose da região superciliar com crescimento de pêlos mais grossos e a hérnia da gordura intra-orbitária são fatores que contribuem para o envelhecimento dessa região.Ao conjunto de atrofia, a atonia e redundância da pele das pálpebras denominamos blefarocalásio.
Região Nasal: Além das alterações tróficas que ocorrem no revestimento cutâneo, existem fatores locais que contribuem para o envelheciemtno do nariz. As alterações mais significativas ocorrem nas cartilagens que se degeneram lentamente, se fragmentam e se separam.A ação da gravidade, as alterações tróficas da pele, do sistema osteocartilaginoso, a redução do coxim adiposo da espinha nasal anterior e a retração da columela possibilitam a queda da porção móvel do nariz e conseqüentemente alongamento do mesmo, alterando a passagem de ar inspirado, conferindo uma fisionomia senil. Essas alterações são mais evidentes e dependem do biótipo do nariz, surgindo entre a quarta e quinta década de vida.
Região Lateral da Face: Essa região tem como limite superior, a reborda orbitária inferior, limite inferior, sulco nasogeniano e limite lateral, a linha vertical pré-
auricular.O sulco nasogeniano e o nasolabial evidenciam-se, muitas vezes, precocemente, entre 22 a 25 anos.Essa região sofre muito pela ação da gravidade, havenso flacidez e ptose dos tecidos nessa área a partir dos 32 a 35 anos.
Região Orolabial: Esta região situa-se entre os sulcos nasogenianos e as rugas transversais da região mentoniana. As rugas verticais da boca tanto em número como em profundidade ocorrem pela ação do músculo orbicular dos lábios, conferindo um aspecto pregueado à boca.Percebe-se, a partir dos 45 anos de idade, uma perda do tônus e volume labial com redução progressiva do vermelhão, manifestando-se pelo afinamento dos lábios.A distância entre columela do nariz e o lábio superior aumenta 1mm a cada dez anos, a partir dos 35 anos. Essa manifestação é mais evidente quando ocorre também perda de dentes, que facilita a reabsorção alveolar configurando um aspecto senil à boca.
Região Mentoniana: Esta região situa-se entre a prega horizontal, originada pelo músculo mentalis, e os prolongamentos bilaterais dos sulcos nasolabiais. A ação da gravidade, o acúmulo de gordura e a flacidez da pele são responsáveis pela
ptose do mento, observada a partir dos 35 anos, contribui para o apagamento do ângulo cervicomandibular.
Região Cervical: A partir dos 40 anos, as rugas faciais já apareceram, entretanto é nesta idade que começam a surgir as cervicais. Elas são transversais ao platisma e aumentam em número e gravidade com o passar dos anos. Estas rugas representam a expressão mais fiel e objetiva do inevitável processo de envelhecimento.
Região Auricular: Não se pode falar sobre envelhecimento e harmonia facial sem mencionar as orelhas com simetria e tamanho proporcionais à idade e fundamentais para a perfeita harmonia da face.O Pavilhão auricular é uma estrutura irregular e côncava que compreende uma série de depressões e elevações conhecidas anatomicamente como: concha, hélix, anti-hélix, tragus, antitragus e lóbulo.O lóbulo da orelha é a estrutura auricular que mais evidencia sinais de envelhecimento a partir dos 40 anos, principalmente na raça branca. Situa-se no segmento interior da concha auricular e é composto apenas por tecido adiposo sem cartilagem. Apresenta-se livre ou aderido à face, na altura da reborda mandibular. Sobre alterações estruturais do tipo atrofia das fibras elásticas e colágenas, tornando-se flácido, alongado e livre. (KEDE;
SABATOVICH, 2004, p. 53 a 55)

Proposta de recursos estéticos

Princípios ativosÁcido retinóico (vitamina A ácida): O ácido retinóico, também conhecido como vitamina A ácida ou tretinoína, é um dos vários derivados sintéticos da vitamina A ou retinóides. Usado desde 1985, foi a primeira substância a ter respaldo científico como estimulador da regeneração da pele. Logo, a tretinoína não é um cosmético e sim, um medicamento, já que transforma uma pele fina em uma pele mais firme e mais saudável, trazendo melhora do enrugamento cutâneo relacionado ao fotoenvelhecimento. (BORELLI, 2008, p.171)
Dimetilaminoetanol (DMAE): é uma substância encontrada em peixes, em especial o salmão, e utilizada, inicialmente, no tratamento do mal de alzheimer. Age nas fibras musculares provocando o seu amadurecimento e diminuindo a flacidez, mantendo a pele esticada e diminuindo as rugas. Tem a grande vantagem de poder ser utilizado – desde que associado a outros princípios ativos de hidratação – não apenas na face como também na área dos olhos, em lábios finos ou com linhas profundas, em pálpebras caídas, na flacidez de pescoço e colo e das mãos. Enfim, pode ser usado em todo o corpo. (BORELLI, 2008, p.175)
Elastinol: age principalmente nas camadas mais profundas da epiderme e da derme, atuando na comunicação celular, neutralizando os radicais livres e minimizando os processos inflamatórios da pele. É indicado como tratamento dos sinais de envelhecimento e na regeneração cutânea.(BORELLI, 2008, p.177)
Ácido hialurônico fragmentado (AHF): agente com a capacidade de restaurar a integridade cutânea e induzir a síntese natural do ácido hialurônico. . (BORELLI, 2008, p.172)
Coenzima Q10: tem ação antioxidante e captadora de radicais livres. A deficiência dessa coenzima está associada ao envelhecimento precoce da pele. Estimula o sistema imunológico da epiderme, tornando-a mais resistente. Por ser antioxidante, promove a varredura do excesso de radicais livres, diminui o seu efeito sobre as células e auxiliando no tratamento do envelhecimento precoce de todos os tipos de pele, da seca à oleosa.(BORELLI, 2008, p.173)
Happybelle-PE: é um extrato de frutos secos popularmente conhecido como “pimenta dos monges”, rico em fitoendorfinas com ação de bem estar cientificamente comprovada na pele, atuando como antioxidante e diminuindo a profundidade das rugas, principalmente pés-de-galinha.(BORELLI, 2008, p.175)
Idebenona (Prevage, IDBClear): agente antioxidante com ação despigmetante. É capaz de inibir as espécies reativas de oxigênio e de outros radicais livres, podendo atingir as camadas mais profundas da pele de forma a protegê-la contra o estresse oxidativo. É uma alternativa para o uso do agente clareador hidroquinona, por possuir a vantagem de não ser irritante. Estudos indicam que pode diminuir a quebra das fibras de colágeno, o que recomendaria o seu uso para atenuar a profundidade e a aparência de rugas e linhas de expressão. A idebenona lipossomada, lançada também recentemente, é outro despigmetante com propriedades bem menos irritantes.(BORELLI, 2008, p.176)
Raffermine: extraído da soja, é um potente agente firmador, fortalecendo e aumentando a firmeza das peles flácidas em decorrência do envelhecimento ou de regimes de emagrecimento, gravidez e exposição excessiva ao sol. Aplicado à noite, estimula os fibroblastos (celular responsável pela formação de colágeno e elastina). O resultado vem da ação da substância na reorganização das fibras de colágeno envelhecidas, aumentando a sua resistência.(BORELLI, 2008, p.176)
Retinaldeído: semelhante ao ácido retinóico, só que mais bem tolerado, tem importante ação no tratamento do fotoenvelhecimento. Reduz rugas e asperezas da pele.(BORELLI, 2008, p.176)
Retinol: estimula a renovação celular, aumenta a síntese de algumas proteínas responsáveis pela produção de fibroblastos e diminui a síntese de outras que degradam o colágeno e destroem as fibras elásticas. Entre seus efeitos principais estão suavização de rugas de expressão, hidratação, ação anti-acne e antienvelhecimento, clareamento da pele, aumento da elasticidade, da luminosidade e da vitalidade da pele, proteção contra os radicais livres e auxilio à produção do colágeno. Pode substituir o ácido retinóico tradicional, sem os inconvenientes por ele apresentados( vermelhidão, descamação muito evidente, alergias). No entanto, por sua ação fotossensibilizante, deve ser utilizado apenas à noite, requerendo aplicação de protetor solar durante o dia.(BORELLI, 2008, p.177)
Matrixyl: É um pentapeptídeo que atua na estimulação de colágeno dérmico, proporcionando o aumento da firmeza da pele. Promove, também, a renovação celular e melhora as linhas, rugas de expressão e manchas senis. Não é irritante, podendo ser utilizado no verão e a partir dos 35 anos. (KEDE, SERRA, CEZIMBRA, p. 61)
Ácido ascórbico (vitamina C): A aplicação tópica da vitamina C possibilita atingir uma concentração cutânea desta vitamina que não é possível observar na dieta diária ou na suplementação oral. A fim de contornar a instabilidade cosmética da vitamina C, a cosmetologia tem utilizado o fosfato de ascorbila trissódico, que apresenta maior atividade antioxidante em loções com 3% de acetato de vitamina E. O fosfato trissódico de ascorbila apresenta atividade in vivo após ação da enzima fosfatase, aliviando a pele do estresse oxidante provocado pelas reações em cadeia da peroxidação lipídica, prevenindo a formação de hidroperóxidos tóxicos. Uma modificação tecnológica da vitamina C está no emprego de seu éster em formações para tratamento do envelhecimento cutâneo. O ácido I-ascórbico, a tradicional molécula de vitamina C, liga-se a um ácido graxo, o ácido palmítico, através de um “elo éster”, tornando-se um ácido menos irritante à pele, não reagente quando em contato com ferro,resultando no palmitato de ascorbila que é lipossolúvel e facilmente absorvido pela pele, agindo contra os radicais livres diretamente no local de sua maior ação, a membrana plasmática das células. Outros derivados hidrossolúveis utilizados em formulações cosméticas é o fosfato de ascorbil magnésio e o Ascorbisiane(silício orgânico da vitamina C). (SCOTTI;VELASCO, 2003, p. 84)
Ácido glicólico: O ácido glicólico tem menor peso molecular de todos os AHAs. A aplicação tópica do ácido em concentrações entre 5 e 30% e ph entre 3,25 e 4,4, permite compactação do estrato córneo com diminuição da adesão dos estratos corneócitos, espessamento da epiderme e deposição maior de colágeno e mucina dérmica. (KEDE; SABATOVICH, 2004)
Vitamina E: é bem absorvida pela pele. Tem ação antioxidante e retarda tanto a formação dos peróxidos como a oxidação de lipídios, protegendo, portanto, as lipoproteínas da parede celular, retardando o envelhecimento da pele. Possui ainda ação umectante. (KEDE; SABATOVICH, 2004)
Selênio: Quando usado topicamente reduz a intensidade dos danos agudos causados à pele por radiação ultravioleta, tendo ação fotoprotetora e antiflamatória. È utilizado em tratamentos preventivos de câncer de pele. Além disso, restabelece a elasticidade dos tecidos e previne o envelhecimento cutâneo precoce. (KEDE; SABATOVICH, 2004)
Argireline: É um hexapeptídeo modulador da tensão muscular facial com comprovada atividade redutora de rugas e linhas de expressão. Inibe parte da acetilcolina e das catecolaminas e não causa reações imunológicas. Age na terminação nervosa, evitando a liberação dos neurotransmissores na junção neuromuscular, prevenindo e reduzindo desta forma a linhas de expressão caudadas pelos movimentos repetitivos. Observa-se diminuição significativa da profundidade das rugas após 30 dias através de testes de eficácia. (KEDE; SABATOVICH, 2004)

Recursos eletroterápicos indicados

  • Microdermoabrasão

Apresenta-se como uma técnica de esfoliação não cirúrgica, passível de controle e podendo ser executada de forma não invasiva. Inúmeras são as suas indicações que têm por base a incremento da mitose celular fisiológica, proporcionado pela microdermoabrasão, suscitando efeitos como a atenuação de rugas superficiais ao redor dos lábios, afinamento do tecido epitelial, seqüelas de acne, clareamento das camadas mais superficiais da epiderme, foliculite, atenuação e prevenção de estrias.A prática terapêutica consiste no manuseio de um equipamento mecânico gerador de pressão positiva e negativa simultaneamente, aplicado diretamente na pele. O aparelho utiliza microgrânulos de óxido de alumínio (ou outro material similar), quimicamente inertes, jateados pela pressão positiva sobre a superfície cutânea numa velocidade passível de controle, provocando erosão nas camadas da epiderme, sendo ao mesmo tempo, sugados pela pressão negativa, tanto os resquícios dos microcristais como células córneas em disjunção.Outro tipo de equipamento utilizado na prática de Microdermoabrasão é composto por uma manopla com diferentes ponteiras diamantadas de granulometrias diferentes, denominado peeling de diamante. Nesta pratica só obtemos pressão negativa, proporcionando que a pele seja suavemente sugada pela manopla, sendo o lixamento efetuado através dos movimentos executados pela terapeuta, que manterá contato direto dessa manopla com a pele.O procedimento irá promover o incremento na mitose celular, o que proporciona uma renovação epitelial mais acelerada, evitando o excesso no depósito de células córneas e a sua permanência por período mais prolongado, possibilitando mais viço e hidratação, apresentando uma atenuação de suas marcas e seqüelas, provenientes da constante exposição aos efeitos extrínsecos e intrínsecos.

  • Microcorrente

É uma corrente que utiliza parâmetros de intensidade na faixa de microampéres, e é de baixa freqüência podendo apresentar corrente continua e alternada.Tem como efeitos o restabelecimento da bioeletricidade tecidual, incremento à síntese de ATP, aumento do transporte de membranas, transporte de aminoácidos, síntese de proteínas, ação no sistema linfático.Contra-indicações: Osteomielite, dor de origem desconhecida, aplicação sobre o útero de grávidas, portadores de próteses metálicas, portadores de marcapasso, cadiopatas, infecções cutâneas.

  • Eletrolifting

Trata-se de um aparelho que utiliza uma corrente contínua, tendo sua intensidade reduzida ao nível de microampéres. Esta corrente normalmente é do tipo contínua direta, mas não há impedimento para a técnica usando-se uma corrente continua pulsada com freqüência elevada. A técnica deve ser realizada com o eletrodo ativo em forma de agulha que pode ser do tipo descartável ou esterilizável, acopladas a um “porta agulha” ou em forma de caneta, ligado ao pólo negativo da correte a ele associada.O objetivo do tratamento é formar uma lesão tecidual onde, associando-se aos efeitos galvânicos da microcorrente continua, é produzido um processo inflamatório que será responsável pelo efeito de reparo nas rugas e estrias.Contra indicações: Níveis elevados de glicocorticóides, endógenos ou exógenos, não tomar sol durante o tratamento, não estimular sobre feridas recentes.

  • Iontoforese

È uma corrente galvânica continua com fluxo unidirecional continuo ou ininterrupto de partículas carregadas. Tem como efeitos a produção de calor, eletrólise, eletrotônus, vasodilatação, aumento da ação de defesa, endosmose, Contra indicações: Implantes metálicos, marcapasso, tecido neoplástico, gestantes, epiléticos, cardiopatas. (BORGES, 2006)

Tratamentos complementares

Aromaterapia: Os óleos de gerânio, lavanda, manjerona, camomila e rosa usados em óleos vegetal de germe de trigo, que é umectante e antioxidante, rico em vitamina E, ou óleo de semente de uva, trará o duplo beneficio a pele tornando-a suave e com suas rugas amenizadas. (NUNES, 2009).
Alimentação: Uma dieta equilibrada, rica em cálcio, grãos integrais, frutas, vegetais é fundamental para o aporte de nutrientes necessários para a saúde e bem-estar. Frutas e hortaliças são ricas em antioxidante naturais. Salmão e atum têm ácido graxo ômega-3. A proteção da pele contra os danos causados pelos radicais livres pode ser conseguida com uma dieta rica em antioxidante e ácidos graxos ômega-3. (KEDE; SABATOVICH, 2004, p 75)
Para ter uma vida saudável é importante ter alguns hábitos alimentares como; horário regular das refeições, beber água pura varias vezes ao dia, fazer um jantar leve enquanto que a primeira refeição precisa ser a mais substancial do dia, no almoço, inicie pelas saladas cruas, pouco a pouco, permita ao organismo a grande felicidade de receber pelo menos 50% de alimentos crus ao dia, troque os refinados pelos integrais (arroz e trigo, principalmente), troque açúcar por frutas e mel de abelha, explore as possibilidades do soja e das castanhas, na forma de leite, mingaus, creme, bolinhos e diversos outros pratos, troque a frigideira pelo forno, use óleo de oliva, gergelim ou girassol, prefira ovos caipira ( no máximo 1 a 2 por semana). (BIAZZI,1999)
Shiatsu Facial: Estimula os nervos faciais, os músculos e a produção de colágenos, aquece e hidrata a pele, promove a distribuição dos nutrientes, remove toxinas, previne flacidez, mantém a pele com elasticidade natural, retarda o envelhecimento. (VACCHIANO, 2008)
Ginástica Facial: No mínimo 3X por semana no período noturno depois da limpeza e tonificação e antes do creme revitalizante fazer ginástica facial.Conquistar uma musculatura tonificada no rosto significa submetê-los a um mesmo princípio de condicionamento físico usado para o corpo. Evidentemente, trabalhar esses músculos requer um pouco mais de delicadeza. Os músculos e o contorno do rosto se tornarão mais definidos, as linhas irão suavizer, a expressão irá “subir, porque os músculos garantirão uma sustentação para pele. Além disso, os exercícios ativam a circulação sangüínea local, oxigenando melhor os tecidos e dando-lhes elasticidade.Os exercíciosCada exercício tem uma fase de contração e outra de relaxamento. É importante que a força para uma direção seja a mesma empregada na direção contraria. A pele nunca deve ser puxada. A duração indicada para cada movimento é de oito segundos.

• Para rugas verticais entre as sobrancelhas
Coloque as pontas dos dedos indicadores logo acima do inicio das sobrancelhas, sem cobrir-las. Pressione os dedos contra a pele e tente formar rugas entre elas, ao mesmo tempo que os dedos se opõem ao movimento. Isto é, você fará o mesmo movimento que provoca as rugas, mas os dedos irão evitá-lo. Conte até oito, relaxe e repita mais duas vezes.

• Para rugas horizontais na testa
Coloque os dedos indicadores e médios sobre a fronte (ligeiramente na diagonal) e tente erguer as sobrancelhas ao mesmo tempo que os dedos impedem o movimento. Conte até oito, relaxe e repita mais duas vezes.

• Para evitar rugas ao redor dos lábios
Coloque as pontas dos dedos indicadores e médios unidos, no sentido vertical, junto aos cantos dos lábios. Tente dar um beijo no ar enquanto seus dedos impedem que os lábios avancem.

• Para atenuar as rugas ao redor dos olhos
Feche os olhos e contraia-os internamente sem “apertar”. Conte até oito e mantendo-os fechados. Eleve as sobrancelhas para só então abrir os olhos. Repita mais duas vezes.

• Para atenuar o sulco nasogeniano
Feche os lábios naturalmente e, sem separá-los, tente sorrir. Separe os lábios, faça-os cobrir os dentes, conte até oito e, mantendo os dentes cobertos, faça o formato da letra “O” com a boca.

• Para firmar a musculatura das maçãs do rosto (zigomático maior)
Encha bem as bochechas de ar e conte até oito. Esvazie-as devagarinho, ao mesmo tempo que deixa o lábio tremular, como se estivesse “bufando”.

• Para fortalecer o oval do rosto
Apóie os cotovelhos sobre uma superfície. Coloque as mãos. Com os punhos unidos embaixo do queixo. Tente abrir a boca enquanto as mãos oferecem resistência para fechá-la. Conte até oito.

• Para fortalecer a musculatura do pescoço
Coloque uma das mãos espalmada na lateral correspondente do rosto, de modo que o dedo indicador fique junto ao lóbulo da orelha. Tente empurrar a cabeça para o mesmo lado, enquanto a mão oferece resistência. Conte até oito. O objetivo é sentir a tensão do pescoço. Repita mais duas vezes e faça o mesmo movimento com a outra mão, do outro lado.

• Relaxamento após os exercícios
Vire a cabeça para o lado direito e mantenha-a assim, contando até oito. Volte para o centro. Repita para o lado esquerdo. Depois, deixe a cabeça cair para trás e volte lentamente fazendo o queixo encontrar o tórax. Em seguida, sacuda a cabeça como se estivesse fazendo um grande sinal de “não”.
Feche os olhos e, sem abri-los, “olhe” para o teto e depois para o chão. Continue com os olhos fechados e “olhe” para o centro, depois para o lado esquerdo, novamente para o centro, para cima, novamente para centro, para baixo. Repita toda a a seqüência, alternando para o lado direito. (BORELLI, 2003, p. 252 a 259)

REFERENCIAS

REBELLO, Tereza. Guia de produtos Cosméticos. 6 ed. São Paulo: Senac, 2005.
OBAGI, Zein. Restauração e rejuvenescimento da pele. Rio de Janeiro: Revinter, 2004.
REBELLO, Tereza. Guia de produtos Cosméticos. 6 ed. São Paulo: Senac, 2005.
SCOTTI,Luciana; VELASCO, Maria V. R..Envelhecimento cutâneo à luz da cosmetologia. São Paulo: Tecnopress, 2003.
OBAGI, Zein. Restauração e rejuvenescimento da pele. Rio de Janeiro: Revinter, 2004.
KEDE, Maria P. V.; SABATOVICH, Oleg, Dermatologia Estética. São Paulo: Atheneu, 2004.
GILCHREST, Barbara A.; KRUTMANN, Jean. Envelhecimento Cutâneo. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S.A , 2007.
PEYREFITTE, Gérard; MARTINI, Maria-CLAUDE; CHIVOT, Martine. Cosmetologia - Biologia geral- Biologia da pele. São Paulo: Andrei, 1998.
BORELLI, Shirlei. Até 120 anos... rejuvenescimento e cosmiatria. São Paulo: Senac, 2008.
NUNES, Julia. Amenizando os problemas da terceira idade com Aromaterapia. Disponível em: http://www.belezain.com.br/terapias/amenizando.asp Acessado em 25 setembro de 2009.
BIAZZI, Eliza M. S.. Recursos para uma vida natural. São Paulo: Casa. 1999. VACCHIANO, Aridinea. Shiatsu Facial: a arte d rejuvenescimento. São Paulo: Ground, 2008.

3 comentários:

Anônimo disse...

It is slightly pricey, but for that quality and satisfaction (which you tend to be guaranteed to get), it will be worth it.[url=http://www.philae.fr/news/vanessabruno.html]vanessa bruno[/url] Be aware of what you are seeking at and what the internet site is, though.
For some, a laid back vibe and world music embodies the decree by the day - if this fathoms as though you, squad your high-waisted jeans and trilby with dark glasses that cave in you a somewhat more grown atmosphere or hex.
Obama and NATO had insisted from the start on Arab support.


continues: a shame it so late that we looking at going into people environments.This light fat sports sunglasses, influence resistance, not simply scratched.[url=http://medqual.fr/pro/sac-lancel.php]lancel[/url] Their slightly bent shape means they safeguard region better through blocking sunlight from additional angles, and it likewise offers them a lot more stylish appearance.
not only about your sunglasses, but about the purchase you made in the first place.
No matter a customer's facial frame, Mont Blanc glasses are sure to fit and wear comfortably.


The holder of over 500 patents, Oakley is continually seeking problems, solving them with inventions and wrapping those inventions in art.Scam sites will rarely list a phone number or street address.The first pair of sunglasses were put on sale in Atlanta, New Jersey and within the year that followed sunglasses became a must have accessory for all in the region, particularly for those who spent their time on the beach.[url=http://www.themikeschrullteam.com]cheap oakleys[/url] PREVIOUS POSTArrest could kill Johnson's career Getty Images At a time when no one is questioning the job security of Eagles head coach Andy Reid, the man Reid has hired to represent the Eagles head coach has decided to grandstand about Reid?

Antibolsonarista disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Antibolsonarista disse...

Muito bom conteúdo. Parabéns!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

News Google