segunda-feira, 22 de junho de 2009

O café faz bem à saúde?




Companheiro de várias pessoas, o café tem uma fama controversa. Muitos lembram apenas da cafeína quando falam na bebida, mas não sabem que a composição do grão é muito rica em inúmeros nutrientes e substâncias extremamente benéficas para a saúde. Existem diversos estudos que revelam os efeitos positivos do cafezinho, inclusive contra doenças graves. A diabetes tipo 2 é um exemplo. Os ácidos clorogênicos, com função anti-oxidante, presentes no café, assim como seus metabólitos e minerais como o Magnésio, ajudam a prevenir a ocorrência da doença.

O café é considerado um alimento funcional, ou seja, que auxilia as funções do organismo. Então, além da cafeína, que serve como estimulante do sistema nervoso, e dos ácidos clorogênicos, pode-se adquirir aminoácidos, proteínas, lipídeos, ácidos graxos, polissacarídeos, açúcares e a vitamina B3, envolvida em processos energéticos por quebra de carboidratos, gorduras e proteínas.
Problemas de alcoolismo e drogas podem ser tratados com a ajuda da bebida. O instituto Kaiser Pemanente, Estados Unidos, realizou uma pesquisa em que constatou que quanto maior a quantidade de café ingerida, menor a probabilidade de desenvolver cirrose hepática. O estudo considerou informações referentes a mais de 125 mil pacientes.
Doenças como o Mal de Parkinson e Alzheimer e problemas cardíacos podem ser prevenidos graças a substâncias presentes no café. Às mulheres idosas ainda há o benefício de protegê-las contra a deterioração mental.
Isso tudo prova que, com moderação (a sugestão é o consumo de até seis xícaras por dia), o nosso cafezinho é realmente um ótimo parceiro.
Doutor Máximo Asinelli (CRM-Pr 13037) Médico Nutrólogo

Fonte: http://www.saudelazer.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

News Google