domingo, 1 de janeiro de 2012

Produtos Cosméticos

Olá garotas e garotos... continuando na mesma linha de pensamento da postagem passada, mas agora decidi não citar um produto orgânico ou natural, mas sim explicar um pouco o porque do uso.
Achei alguns videos legais que explicam sobre o tema, mas um deles é em inglês e não possui legenda, tentei achar algo interressante nesse seguimento em português mas não achei nada realmente bom, se alguém sabe de algum vídeo ou tem alguma sugestão, por favor poste ai em baixo.



Vamos lá entender realmente do que estamos falando.. qual a diferença de um produto natural e orgânico.
De acordo com Daniela Salú da revista Elle, Para produtos ORGÂNICOS entrarem nessa classificação, eles devem seguir normas super-rígidas. Precisam conter 95% de matérias- primas certificadas, que obedeçam critérios específicos de produção, extração e processamento. São proibidos agrotóxicos no plantio, processos químicos que representem risco à saúde, conservantes convencionais e testes em animais. A coisa muda de figura na classificação produto com ingredientes orgânicos: aí, a formulação deve ter no mínimo 70% de matérias-primas certificadas como orgânicas. No Brasil, algumas empresas vêm incluindo ingredientes orgânicos em seus produtos, mas ainda é um processo demorado e de custo alto. Como identificar os cosméticos dessa categoria? Procure no rótulo selos de certificação de órgãos como o brasileiro IBD e o europeu Ecocert,

{txtalt}


que garante a composição, a origem dos ingredientes e o processo total de desenvolvimento. Há também o selo da entidade inglesa Vegan Society,


atestando que todos os ingredientes utilizados são de origem 100% vegetal.
Os cosméticos NATURAIS costumam ser produzidos da maneira convencional, mas apresentam em sua composição ingredientes extraídos da natureza. Para entrar nessa classificação, a formulação final deve conter pelo menos 5% de matérias-primas orgânicas certificadas. O restante pode ser composto de água e matérias-primas naturais não certificadas ou permitidas para formulações naturais.
Mudando o lado da moeda, seguimos do porque usar produtos naturais e orgânicos.
De acordo com Myra Muchelle Eby, há um grande número de químicos e fragrâncias artificiais em nossos produtos diários para face e corpo, alguns desses itens podem parecer grego para nós, mas pelo fato de nossa pele poder absorver 60% deles e preciso ter cuidado sobre suas reais funções, pois uma vezes em nossos corpos o nosso tecido adiposo armazena esses químicos, levando a uma série de problemas possíveis. A solução é evitar esse químicos e ler os rótulos com cautela!
Exemplos de alguns produtos facilmente encontrados;

  • Parabenos - São imitadores de estrogênio e conservantes químicos encontrados em quase todos os produtos de higiene corporal. Eby diz que essa substância pode afetar aqueles que têm o que é conhecido como alergia paraben-mix, resultando em erupções cutâneas após a aplicação de um produto. Na verdade, alguns parabenos tópicos foram até detectado em tumores de mama humanos, bem como problemas de fertilidade nos homens, além disso, sensibilidade alérgicas a parabenos não é incomum.
Mas a sua utilização é cada vez mais controvérsia, uma pesquisa da Prefeitura de Kyoto University of Medicine sugere que alguns parabenos que tínhamos anteriormente considerados seguros, como Methylparaben, pode sofrer mutações e tornar-se tóxico quando exposto à luz solar, causando o envelhecimento prematuro da pele e um risco aumentado de câncer de pele. Methylparabens são encontrados em mais de 16.000 produtos, incluindo hidratantes e cremes dentais. Produtores de cosméticos que defendem o uso de parabenos, alegando que eles não podem ser absorvidos pelo corpo, Mas muitos pesquisadores líderes discordar, incluindo o Dr. Barbara Olioso, um químico profissional independente, que diz: "A pesquisa mostra que entre 20 e 60 por cento de parabenos podem ser absorvidos pelo corpo.

  • Outros preservativos como DMDM hydantoin, Imidazolidinyl urea e Quaternium 15 são muito comuns e pode liberar quantidades de formol na pele, levando a desconforto na articulação e dermatite de contato.
  • A substância triethanolamine(TEA) muitas vezes usado como base para produtos de limpeza facial, e em cosméticos para ajustar o PH, são "aminas" (compostos a partir da amónia) e podem formar nitrosaminas causadoras de cancro quando em contacto com nitratos. São tóxicos se absorvidos pelo corpo prolongadamente e ainda pode causar reações alergicas na pele, ressecamento nos cabelos e irritações nos olhos.
A toxicologia dessa substância, foi particularmente uma surpresa para mim, como eu utilizava, muitas esteticistas usam essa substância em tratamentos em cabine sem saber suas reais reações na pele, grandes empresas de cosméticos profissionais do Brasil, colocam em destaque essa substancia nos rótulos, fazendo-nos acreditar que se trata de algo benéfico.

  • Fragrancias artificiais são muitas vezes fabricados a partir de produtos petroquímicos e pode irritar a pele e tirar sua proteção natural e até mesmo levar a dores de cabeça e complicações asmáticas.
  • Cores sintéticas como FD&C ou D&C seguidas de um número podem ser cancerígenas, felizmente alguns produtos possuem coloracao natural.
  • Ftalatos (nt.: phthalates, em inglês), encontrado em sprays para cabelo, perfume, esmalte para unha. Quaisquer componentes que tenham ftalato (ou phthalate) incluindo – Dibutyl phthalate (DBP) [dibutil-ftalato] e o di(2-ethylhexyl) phthalate (DEHP) [di(2-etilhexil) ftalato], e ainda butyl benzyl phthalate (BBP ou BzBP) [butil benzil ftalato] empregado como plastificante para amaciar resinas plásticas, umectantes de pele e como fixador por penetrar intensamente na pele. A pesquisa indica que DBP, DEHP e BBP são todos conhecidos como gerados de sérios efeitos sobre a reprodução e o desenvolvimento de animais de laboratório, conectado ao desenvolvimento precoce de mamas em jovens meninas e interferência no desenvolvimento do aparelho reprodutivo de fetos machos, alguns ftalatos agem como disruptores hormonais, aumentam as evidências de que os ftalatos podem contribuir para as doenças de fundo alérgico. Uma pesquisa nos países nórdicos conectou-os com a asma e outros problemas de saúde.Os ftalatos foram banidos nos USA dos brinquedos infantis por causa do temor a respeito da fertilidade futura.
  • Lauril/Laureth Sulfato de Sódio – Um detergente agressivo e barato utilizado em shampoo pelas suas propriedades de limpeza e de produção de espuma. Normalmente derivado de petróleo, é frequentemente dissimulado com a frase "provém de côcos". Causa irritação nos olhos, descamação do couro cabeludo (similar à caspa), irritações cutâneas e outras reacções alérgicas.


Há uma série de leis destinadas a proteger-nos de produtos químicos perigosos em produtos cosméticos, mas os pesquisadores temem que estas leis não vão suficientemente longe. Por exemplo, fabricantes de cosméticos são obrigados a listar seus ingredientes, mas eles não têm que nos dizer sobre todas as impurezas encontradas nas matérias-primas ou utilizadas no processo de fabricação, desde que elas não acabem no produto final.
Após essa bomba de informações podemos concluir que a maioria dos nossos cosméticos favoritos são coquetéis de químicos produzidos industrialmente e potencialmente perigosos que podem danificar a nossa saúde e, em alguns casos, ao invés de potentes 'anti-envelhecimento', estão a causando o envelhescimento mais rápido.
Pesquisa por Bionsen, uma empresa de desodorante natural, descobriu que a diária higiene das mulheres e maquiagem de rotina possui uma média de 515 diferentes produtos químicos sintéticos para seu corpo a cada dia.make up graphic


A indústria insiste que nossos cosméticos são seguros e passam por avaliação de segurança rigorosos. Eles dizem que o número de ingredientes em um produto, ou se é natural ou feita pelo homem, não tem qualquer influência sobre o quão seguro ele é, também dizem que todos os produtos químicos estão presentes em doses seguras que não podem nos prejudicar. Embora isso possa ser verdade, há alguma discordância sobre o que constitui um nível "seguro" - para jovens e crianças, ou adultos sensíveis, estes níveis podem não ser tão seguro em tudo.
E mesmo se os montantes são relativamente pequenos em produtos individuais, existe uma crescente preocupação com o número de produtos de uso diário das mulheres, eo efeito cumulativo da quantidade de produtos químicos sendo utilizados em todo o nosso corpo a cada dia, por muitos anos.

"Muitos dos high-tech, cosméticos de beleza da nova geração contêm naturalmente mais produtos químicos para alcançar resultados ainda melhores, o que, naturalmente, significa que as mulheres aplicam produtos químicos mais do que nunca."

E o que é preciso ser feito para se proteger da sobrecarga química?
A solução é simples, basta apenas uma pequena mudança em nossos hábitos, como ler os rótulos e preferir produtos cosméticos orgânicos e naturais



RICE, Maureen. Revealed... the 515 chemicals women put on their bodies every day
Disponível em:http://www.dailymail.co.uk/femail/beauty/article-1229275/Revealed--515-chemicals-women-bodies-day.html#ixzz14mNdE2s5. Acessado dia; 01 Janeiro 2012.
HAMPTON, Aubrey. 10 Ingredientes Sintéticos a Evitar Disponível em:http://100porcentonatura.weebly.com/dicas.html. Acessado dia; 01 Janeiro 2012.
Careful Beauty Explained
Disponível em: http://www.wen.org.uk/careful-beauty-explained. Acessado dia; 01 Janeiro 2012.
IBD cetificação Disponível em: http://www.ibd.com.br. Acessado dia; 01 Janeiro 2012.
Eco Cert Disponível em:http://www.ecocert.com.br. Acessado dia; 01 Janeiro 2012.
Vegan Society Disponível em: http://www.vegansociety.com. Acessado dia; 01 Janeiro 2012.
SALÚ, Daniela. Onda Verde Disponível em:http://elle.abril.com.br/beleza/guia-de-produtos/materia_padrao_292239.shtml?page=page2. Acessado dia; 01 Janeiro 2012.
TOURLES, Steplanie. Organic body care reicipes.United States; Storey Publishing 2007. pag 3.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

News Google