quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Câncer de Pele

Hoje, um post especialmente para minha amigas leitoras Bronzeaderass...
...coléguinhas, super atenção com seu sol de cada dia ;)
Segue o tema câncer de pele;

O que é?
É um tumor (crescimento desordenado de células) que ocorre na pele.(ARRUDA) 

Como se forma?
Começa com a ação dos raios ultravioletas modificando o DNA da célula.
- Os danos causados pelos raios ultravioletas criam uma anomalia entre as bases da parte superior da fita que compõe o DNA.
- O defeito faz a célula perder o controle sobre sua reprodução. (HOSPITAL SANTA LÚCIA)

Como é sua progressão?

  1. Início do desenvolvimento do melanoma, a
    partir dos melanócitos, formando pequena mancha escura.
  2. O melanoma pode se espalhar na horizontal, destruindo os tecidos e células boas, fazendo a mancha crescer. 
  3. O câncer pode ainda espalhar-se na vertical, formando na superfície uma verruga cercada por mancha escura.(HOSPITAL SANTA LÚCIA)
Locais mais afetados na pele?
A pele consiste de um fino revestimento externo, a epiderme, e de uma espessa camada interna, a derme. A epiderme possui os três maiores tipos de células, todas passíveis de desenvolver câncer provocado pelos raios solares.O câncer acomete mais no rosto, braços, barriga e ombros, áreas que mais ficam expostas ao sol. O melanoma é diferente e pode surgir também nas partes cobertas do corpo — costas, sola dos pés, pernas, tronco, órgãos genitais, dentro da boca e dos olhos.(HOSPITAL SANTA LÚCIA) 

Quais os tipos de câncer de pele?
A)1- Carcinoma espinocelular 
Dá na camada escamosa, na epiderme. Esse câncer aparece em forma de verruga áspera no rosto, orelhas, braços e ombros. (HOSPITAL SANTA LÚCIA)
O carcinoma espinocelular (espinalioma ou epitelioma espinocelular) é um tumor maligno da pele, representando cerca de 20 a 25% dos cânceres da pele. Pode surgir em áreas de pele sadia ou previamente comprometidas por algum outro processo como cicatrizes de queimaduras antigas, feridas crônicas ou lesões decorrentes do efeito acumulativo da radiação solar sobre a pele, como as ceratoses solares. O espinalioma tem o crescimento mais rápido que o carcinoma basocelular, atinge a pele e as mucosas (lábios, mucosa bucal e genital) e pode enviar metástases para outros órgãos se não for tratado precocemente.
Crescem infiltrando-se nos tecidos subjacentes e também para cima, formando lesões elevadas ou vegetantes (aspecto de couve-flor). É frequente haver ulceração (formação de feridas) com sangramento.
 É, portanto, fundamental o diagnóstico e tratamento precoce do câncer para evitar o comprometimento de outros órgãos, o que piora as chances de cura.(DERMATOLOGIA.NET 1)
     1.1 O tratamento do Carcinoma espinocelular 
O trantamento é cirúrgico, através da retirada total da lesão e deve ser realizado o mais precocemente possível para se evitar a ocorrência de metástases. (DERMATOLOGIA.NET 1)



B)2- Carcinoma basocelular 
Surge nas células basais. Começa como um bolinha brilhante ou uma ferida que sangra fácil e nunca cicatriza no rosto, orelhas, braços e ombros.(HOSPITAL SANTA LÚCIA)
 Carcinoma basocelular ou basiloma é o câncer de pele mais comum entre pessoas caucasianas Apesar de ter uma baixa mortalidade, dado que raramente sofre metástase, ele tem um grande potencial de destruição local, podendo causar graves problemas estéticos e funcionais, que representam desafios aos centros de tratamento médico.(WIKIPEDI)
      2.1 O tratamento do carcinoma basocelular 
É na maioria das vezes cirúrgico, objetivando a retirada completa da lesão com margem de segurança. O tumor também pode ser tratado pela criocirurgia com nitrogênio líquido. Alguns tipos superficiais podem ser tratados pela terapia fotodinâmica ou imiquimod. (DERMATOLOGIA.NET 2)

C)3- Melanoma
É o câncer mais perigoso. Começa nas células que produzem a melanina, dentro da camada basal. Aparece como verruga disforme ou manchas (HOSPITAL SANTA LÚCIA)
O melanoma inicia-se como uma lesão escura que aumenta de tamanho em extensão e/ou profundidade, com alteração de suas cores originais, surgimento de pontos pigmentados ao redor da lesão inicial, ulceração (formação de ferida), sangramento ou sintomas como coceira, dor ou inflamação.
Na fase inicial, o melanoma está restrito à camada mais superficial da pele, época ideal para realização do diagnóstico e tratamento pois, nesta localização, ainda não ocorre a disseminação de células tumorais à distância e a retirada completa do tumor tem altos índices de cura. É o melanoma "in situ".
Quando o melanoma deixa de ser plano, formando lesão elevada na pele, é sinal de que também está progredindo em profundidade. A profundidade atingida e a espessura da lesão são os parâmetros que definem a gravidade da lesão. Quanto mais profunda e espessa, mais grave, pois aumentam os riscos de metástases para outros órgãos.
     3.1 O tratamento do melanoma maligno
É cirúrgico e deve ser realizado o mais precocemente possível. O diagnóstico e o tratamento precoce são fundamentais para a cura.(DERMATOLOGIA.NET 3)



Como identificar o diversos tipos de câncer de pele? 
É preciso estar atento a alguns sinais:
-Um crescimento na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida;
-Uma pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho;
Uma mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.
-Aqui você encontrará a metodologia indicada por dermatologistas para reconhecer as manifestações dos três tipos de câncer da pele: carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e melanoma. Para auxiliar na identificação dos sinais perigosos, basta seguir a Regra do ABCD:(SBD)

http://patoblogando.blogspot.com/2010_03_01_archive.html
Como prevenir?
O câncer de pele costuma aparecer depois dos 35 anos e acontece após uma vida inteira de exposição ao sol. Por isso, proteger seu pele do sol desde a infância é a sua melhor arma (use sempre protetor solar, evite o uso de câmaras de bronzeamento artificial) . É preciso um cuidado ainda maior com as pessoas com o biótipo de risco: pele e olhos claros, sardas e antecedentes de câncer da pele (inclusive, na família). (Lúcia Arruda)

REFERENCIAS

ARRUDA, Lúcia. Câncer de pele. Disponível em: http://saude.terra.com.br/interna/0,,OI226555-EI1712,00-Cancer+de+pele.html#tarticle Acessado dia 9 de fevereiro de 2011.
HOSPITAL SANTA LUICIA. Câncer de pele. Disponível em: http://www.santalucia.com.br/cancer-pele-p_old.htm Acessado dia 9 de fevereiro de 2011.
DERMATOLOGIA.NET 1. Carcinoma espinocelular. Disponível em: http://www.dermatologia.net/novo/base/doencas/espino.shtml Acessado dia 9 de fevereiro de 2011.
WIKIPEDIA. Carcinoma basocelular. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Carcinoma_basocelular Acessado dia 9 de fevereiro de 2011.
DERMATOLOGIA.NET 2. Carcinoma basocelular. Disponível em: http://www.dermatologia.net/novo/base/doencas/baso.shtml  Acessado dia 9 de fevereiro de 2011.
DERMATOLOGIA.NET 3. Melanoma. Disponível em: http://www.dermatologia.net/novo/base/doencas/melanoma.shtml  Acessado dia 9 de fevereiro de 2011.
SBD. Cancer. Disponível em: http://www.sbd.org.br/campanha/cancer/como.aspx Acessado dia 9 de fevereiro de 2011.








2 comentários:

Bruna disse...

Gostei do post,é bom pra ficarmos mais1 ligadas!!E isso realmente é mt serio!!
http://brunacatuladeira.blogspot.com
Bjsss:)

Maria Giulia disse...

Muito horrível mesmo. =S
Tem selinho pra você la no meu blog, passa lá! =D

meubatomeazul.blogspot.com

bjbj *:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

News Google