segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Células-tronco passam a ser usadas para a beleza

A medicina evoluiu e continua na busca constante para o dilema da saúde e da longevidade. É por isso que as pesquisas com células-tronco são tão promissoras. Elas podem curar doenças, renovar o corpo e, claro, ser usadas a serviço da beleza. Segundo o dermatologista Jardis Volpe, essa tendência já está em fase de estudos e logo vai virar um procedimento tão comum quanto o preenchimento e a toxina botulínica. “A interrupção do envelhecimento celular e o desaparecimento gradativo das rugas da pele do rosto, pescoço, colo e mãos já são possíveis de se realizar em laboratório. Graças às células-tronco, os fibroblastos, responsáveis pela fabricação de colágeno e elastina, que sustentam a pele, podem ser renovados e multiplicados”, diz o médico.

Na prática, retira-se um fragmento da pele de poucos milímetros, em geral da região da nuca ou região pubiana. Este material é então levado a um laboratório para ser cultivado por 60 dias, período em que gera milhões de células jovens e superprodutoras de colágeno, o que garante em poucas semanas a volta da firmeza, viço e brilho da pele.

Segundo Volpe, nos testes realizados até agora, essas células novas são preparadas em 30ml no soro em gel do material do próprio paciente e distribuídas em seringas de 10ml cada, a serem aplicadas a cada 30 dias nas partes do corpo em que se pretende perder rugas e ganhar firmeza, como o colo, rosto, pescoço e mãos. A manutenção é feita uma vez ao ano.

A aplicação é simples, como a da toxina botulínica. O dermatologista aplica anestésico local para fazer as aplicações a quatro milímetros de profundidade. Ainda segundo Volpe, os fibroblastos podem ser congelados por cerca de quinze anos e as aplicações podem ser mensais, para acelerar a produção de colágeno.

Fonte: http://cristianaarcangeli.terra.com.br/mercado/celulas-tronco-passam-a-ser-usadas-para-a-beleza/

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

News Google