terça-feira, 21 de julho de 2009

Pele


Qualidade da pele

A qualidade da pele das pessoas, independentemente da idade, pode atrair ou provocar aversão, pois sua aparência é reveladora. A pele é capaz de transmitir ao cérebro informações do mundo externo, como calor, frio e toques de carinho. Quem se expõe sem proteção ao vento e ao Sol, terá, com certeza, a pele mais marcada e mais espessa do que a de quem se protege desses agentes.


Estrutura da pele

Para entender suas funções, precisamos analisar a estrutura da pele. Esta possui três camadas básicas:
  • Epiderme- é a camada superficial, chamada também de camada córnea que se desprende à medida que novas células são criadas e substituem as velhas. Essa reposição ocorre a cada 28 dias em pessoas jovens e a cada 45 dias após 60 anos.
As células novas são produzidas na camada basal, abaixo da epiderme. Estas células produzem a melanina, substância que determina a coloração da pele, dependendo de sua quantidade e concentração.
  • Derme- localizada abaixo da epiderme, é responsável por 90% da espessura da pele. A derme contém receptores nervosos sensíveis ao toque, temperatura e dor, folículos capilares e vasos sangüíneos. As glândulas sudoríparas e sebáceas da derme ajudam a produzir uma “capa” protetora contra bactérias e fungos. Essa capa é uma barreira importante, muitas vezes alterada pelo uso de sabonetes que modifica o PH da pele, tornado-se mais vulnerável.
  • Camada de gordura- proteção natural que ajuda a manter a pele viçosa e macia.
Referências:
Livro: Beleza: um conjunto em harmonia
Autora: Janine Goossens
Editora: Harbra

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

News Google